quinta-feira, 7 de abril de 2011

TIBIRI ! QUAL É A DUVIDA ?

 A carencia de se faser melhorar o bairro tibiri II, é de imença urgencia, o que precisamos aqui, é que as pessoas se envolvam de maneira que a coisa seja publica. o bairro não sou eu, nem alguem isolado, então vamos nos envolver todos.
   precisamos de um endereçobancario, de transportes que dignifique os moradores, de agua nas torneiras, e uma feira, pois hoje temos um aglomerado desorganizado e mal coberto, tibiri mesmo assim é um dos melhores bairros da paraiba. faça sua parte se organize!
TIBIRI = Não é cidade, mas área entre o Litoral, o Brejo e a Várzea; embora tiba sugira "abundância", o leitor Hélder da Rocha sugere: "Poder-se-ia especular que talvez seja ‘rio dos juncos’, já que o prefixo ti, em tupi, significa ‘líquido’ e é usado também para ‘rio’ (como em ti+etê = Tietê); já e-biri pode ser uma variação de -piri, que aparece com frequência em palavras de origem tupi". No caso de Hélder ter razão, teríamos, em inglês, Rush River. Elias Herckmans achava que Tibiri era "rio do pecado sodomítico" (de tebiró-y = "o que tem o traseiro roto", "o indivíduo que se presta a servir de mulher"; mas o frei Vicente do Salvador já matara a charada desde 1626: o termo procede de tibi-r-y = "rio da sepultura", "rio do sepultado", "rio do enterrado", "rio do finado". Assim, em inglês, Tibiri passaria a ser The Deceased One’s River.

2 comentários:

  1. Interessantes os significados da origem do termo Tibiri. Tenho mais a propor: "Tibiriçá" significa "formigão da terra", "maioral" ou "vigilância da terra". "Tibira" significa "irmão mais moço", então pode ser que juntando o sufixo 'í' indígena possamos abstrair alguns outros significados dessas possibilidades. Parabéns por levantar questões como essas aqui no blog.

    ResponderExcluir
  2. OLha Sereia, gostei do seu raciocinio. Minha empresa fica na rua Tibiri e não gostei do significado rio sepultado, finando, morto etc...
    Prefiro ficar com a ideia de que tibiriça é formigão e o sufixo (i) indica diminutivo > jacaré, jacareí | tatú, tatuí. Logo adoto Tibiri = formiguinha ....rs

    ResponderExcluir